SETORES DE TRABALHO
OASE
A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero de Cachoeira do Sul, foi criada pelo Pastor Christoph Sellins, no dia 25 de fevereiro de 1913. A OASE, desde o início, foi uma Comunidade de Mulheres, "Frauengemeinde", que assumiu a sua tarefa de dar e receber, ouvir e agir, comungar e servir.
A OASE é um setor de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. É uma oferta de auxílio mútuo para a participação ativa da Comunidade que se expressa nos três aspectos da vida cristã: a COMUNHÃO, o TESTEMUNHO e o SERVIÇO. Na OASE acontece a diaconia evangélica, orientada e organizada.
Na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero de Cachoeira do Sul, a OASE é um Departamento que procura desenvolver as suas atividades de acordo com as necessidades locais, envolvendo para isso todos os membros como uma grande família.
Juventude Evangélica
O início do primeiro grupo de jovens rapazes e moças da Comunidade, aconteceu em 1920, por iniciativa do Pastor Dohms e sua esposa, que os reunia para sessões de leitura de bons livros, cantar e refletir sobre as palavras bíblicas. Dessa maneira começou o trabalho com os jovens, dos quais o Pastor selecionou os melhores cantores e formou um coral misto.
Na década de trinta, havia dois grupos de jovens, meninas e moças, integrantes da Juventude Evangélica. Em 1955 havia trinta jovens de ambos os sexos que se reuniam, todas as semanas. Em 1956, foi realizado em Cachoeira o 1º Congresso da JE do Distrito de Cachoeira do Sul.
A JE representa um segmento muito importante de uma Comunidade. É a Comunidade jovem. Os jovens animam, questionam e exigem, mas também cooperam e assumem responsabilidades.
Legião Evangélica
A LELUT iniciou em 1936, quando o Pastor Hermann G. Dohms, idealizou e criou um grupo de homens, visando realizar Ações Evangélicasna Igreja, semelhante ao denominado Maennerwerk, existente na Alemanha. Os homens vivenciaram no tempo, experiências, inovações e estabeleceram propósitos ampliados.
A LELUT hoje é uma organização religiosa de homens a serviço da IECLB, regida por estatuto e regimento interno próprios, com atuação em nível Nacional, Sinodal e Paroquial (Núcleos nas Comunidades). Está vinculada à IECLB como Setor de Trabalho e seus pastores e pastoras, atuam como Assessores Espirituais nos diversos núcleos da Legião Evangélica Luterana.
A nível Paroquial, propõe a promoção do bem-estar material e espiritual dos homens, com palestras sócio-culturais, literaturas teológicas cristãs e noites temáticas, apoio e incentivo aos legionários a colocarem seus dons e talentos a serviço de sua comunidade. Valoriza a convivência, a conversação e atividades de integração e lazer. Seus membros congregam em comunhão de fé, através da solidariedade, caridade e serviço ao próximo.
Pontos de Pregação
A Comunidade Martim Lutero possui ainda dois Pontos de Pregação, localizados no Piquiri e no Dorasnal.
Grupo de Casais
Os Grupos de Casais Reencontristas teve sua primeira reunião em 04 de agosto de 1998. Estes encontros reúnem todos os casais que participaram dos Reencontros.
Atualmente temos na Comunidade Martim Lutero um total de 72 (setenta e dois) casais reencontristas. Anualmente os reencontristas da Comunidade participam do Encontro Sinodal de Casais Reencontristas.
O primeiro Coordenador do Grupo de Casais Reencontristas foi o Sr. John A Parnow. Atualmente o casal coordenador é Luis e Alba Delgado. A cada dois meses o Grupo de Casais se reúne para confraternizar.
Coral Evangélico
O Coral Evangélico iniciou em 06 de março de 1922, quando o Pastor Hünermund iniciou as reuniões de canto e criou o coral misto, sendo seu dirigente. O professor Wilhelm Weihmann cooperou com o trabalho no Coral, substituindo o Pastor, como seu dirigente. O Coral misto abrilhantou o programa festivo do culto de inauguração do Templo Martim Lutero em 19 de abril de 1931.
O Coral Evangélico tem como sua legítima missão entusiasmar os fiéis para que glorifiquem a Deus através da entoação de hinos e cânticos de fé e louvor. Além de abrilhantar os cultos, o Coral Evangélico apresentou, diversas vezes, geralmente na época de Advento, concertos de música sacra. Participa de encontros de corais em outras cidades e em Cachoeira do Sul.
Grupo Esperança
Foi fundado em 02/07/1996 e desde então funciona ativamente, em todos os setores de nossa Comunidade. Este Grupo da III Idade, reune-se, semanalmente, às 4as. feiras, na Sala Hertha Eckert, da OASE, das 14.30h às 17.00h, participando de uma programação variada, iniciando sempre com uma meditação com cânticos e orações, desenvolvendo-lhes a espiritualidade tão necessária nesta idade.
Também são desenvolvidas músicas, dramatizações, palestras, intercâmbio com outros grupos, piqueniques e dança, principalmente a "senior" que não é uma ginástica, mas é uma terapia e uma lição de vida para as pessoas da "Melhor Idade".
O objetivo deste trabalho assumido pelas coordenadoras para mais um biênio é de ajudar os idosos, trabalhando com eles, fazendo com que sintam o valor de suas vidas e a capacidade que têm de tornarem-se pessoas úteis, alegres e felizes, melhorando sua auto-estima.
Filial Capané
A Comunidade Martim Lutero possui um ponto de pregação localizada na Barragem do Capané.
No dia 10 de abril de 1959, foi realizado o primeiro culto naquela localidade, na casa do Sr. Antônio Preussler. Os cultos seguintes passaram a ser realizados num galpão do Sr. Carlos Trojahn e mais tarde num galpão da Comunidade Católica.
Em 1977 a Comunidade de Capané construiu um grande e espaçoso centro comunitário, no terreno doado pelo Sr. Arlindo Hoerbe. A inauguração ocorreu no dia 22 de janeiro de 1978 e recebeu o nome de "Centro Comunitário Gustavo Adolfo".