top of page

NOSSA HISTÓRIA

Em 1867, pela primeira vez, um Pastor evangélico, visitou oficialmente a cidade de Cachoeira do Sul. O visitante era o Pastor de São Leopoldo, Dr. Hermann Borchardt, que, gentilmente, foi hospedado na casa do Diretor de Colonização, Barão Von Kahlden.

Em Cachoeira, Dr. Hermann, visitou a cidade e as poucas famílias de origem germânica. São dele as constatações: "Cachoeira é uma cidade bem construída e afável, que conta com três mil habitantes. Mas lá só residem nove famílias de origem germânica: dois comerciantes, dois sapateiros, um relojoeiro, um seleiro, um fotógrafo e um pedreiro.”

No decorrer de vinte anos, o número de famílias de origem germânica aumentou consideravelmente. Em parte, eram famílias que desembarcaram em Cachoeira, que trocaram o trabalho agreste, na nova colônia de Agudo, pelo exercício de uma profissão aprendida ainda na Alemanha.

A primeira reunião importante dos evangélicos realizou-se no dia 08 de junho de 1893, ocasião em que decidiram elaborar estatutos e criar uma Comunidade. Resolveram, também, adquirir uma casa, que servisse de Escola e de Capela.


Mas a grande data da Comunidade recaiu no dia 03 de julho de 1893. Na Assembleia que os evangélicos realizaram nesse dia, decidiram a sua criação, e os estatutos previamente elaborados foram lidos e aprovados. Como Presidente, foi eleito o senhor Philipp Adam, seu principal idealizador e batalhador.

igreja_12x18.jpg
bottom of page